Em virtude do dia da Liberdade da Imprensa, comemorado no dia 7 de junho, o blog não poderia deixar de falar de liberdade nessa semana. Na cozinha, o lado da criação de pratos conta muito para o chefe e isso não existe quando ele prende-se totalmente a conceitos, técnicas e ideias.
Você gosta de cozinhar mas não é um chefe? Sem problema. Que tal abrir a sua cabeça para combinações inusitadas por exemplo? Uma verrine (sobremesa pequena apresentada em copinhos transparentes) pode ser feita a partir de um creme de chocolate com azeite, ou desse próprio creme com manga e por aí vai. Já um bolo pode ter o recheio de chocolate branco, café e laranja ou de ganache de chocolate meio amargo com capim santo etc. Nas receitas salgadas, a carne de porco pode ser marinada com a doçura do mel e qualquer peixe pode ser acompanhado por um purê de bananas. São algumas sugestões.
Escolhi uma receita bem rápida e fácil. São morangos com vinagre balsâmico que podem ser consumidos com creme de confeiteiro e suspiros na apresentação de uma verrine, em cima de um sorvete de creme, com chantilly, com um queijo cremoso temperado com açúcar e gotas de limão ou até com um bolo simples.
Morangos com Vinagre Balsâmico
500g de morangos lavados
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Açúcar a gosto
5 folhas de hortelã picadas grosseiramente
Lave os morangos, retire as folhas e o cabo e corte ao meio ou em cubos. Prefiro a segunda forma porque acho mais bonito, ainda mais quando são grandes. Passe para uma tigela e acrescente o vinagre e um pouco de açúcar. Coloque a quantidade de uma colher de sopa e teste o sabor. Se estiver muito azedo, será necessário mais açúcar. Preste atenção se os morangos estão doces e se o vinagre tem “algo” doce. Por isso que o açúcar é a gosto. Misture os ingredientes delicadamente, coloque um filme plástico e leve à geladeira por uma hora. Nos primeiros 30 minutos, retire, mexa e volte à geladeira até completar o tempo necessário. Sirva com um acompanhamento citado acima.
*Foto meramente ilustrativa