Muito além do mangá

Quando se fala em literatura japonesa, logo se pensa nos mangás, os quadrinhos japoneses. Com estrutura e traço peculiares, os mangás têm se tornado cada dia mais populares no ocidente, pelo menos entre os jovens. Engana-se, porém, quem pensa que a literatura do Japão se resume a isso. Ainda que pouco difundida por aqui, a literatura asiática é bastante rica. Foi pensando em preencher esta lacuna que surgiu a editora Estação Liberdade.

A editora não pertence a asiáticos, mas há anos se dedica a traduzir e editar obras de autores japoneses, antes desconhecidas do grande público. Tem espaço para todo o mundo, desde clássicos renomados até os pós-modernos. Dentre os autores traduzidor, há até um vencedor do Prêmio Nobel, o controverso Yasunari Kawabata.

Um fato curioso é que, há pouco tempo, as obras não eram traduzidas direto do japonês, mas sim do inglês ou do francês, por conta da escassez de tradutores no mercado. Com a popularização da cultura japonesa no ocidente e a ascensão dos cursos do idioma, hoje os livros são traduzidos diretamente do original, o que permite traduções mais fiéis.

A iniciativa da Estação Liberdade é muito boa pois, além de preencher um filão, abre espaço para que, futuramente, outras editoras focadas na literatura asiática possam se desenvolver. Com a globalização, o ocidente passou a se interessar por conhecer um pouco melhor as culturas orientais, e nada melhor do que os livros para aproximar tais culturas de nossa realidade.

Lembro que há tipo um milhão de anos eu li uma antologia de fábulas japonesas e achei no mínimo curiosa, mas minha “experiência” com a literatura do país se restringe a isso. Pesquisando para o post, confesso que fiquei com vontade de ler alguma coisa. 🙂

Você tem o costume de ler livros sobre culturas diferentes? Se interessou pela literatura japonesa? Conta para mim nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s