Lost in Translation

Meu conhecimento em música japonesa é nulo. Mas, para fazer esse post, quis fugir da fácil alternativa de listar músicas ocidentais que citassem o Japão. O resultado, é claro, foi uma viagem entre ideogramas indecifráveis e figuras bizarras. Mais do que isso, a barreira cultural e da língua fazem as roupas, os trejeitos e as escolhas sonoras serem bem difíceis de assimilar.

Apesar das diferenças, a música japonesa foi muito influenciada pelo estilo ocidental. É fácil (e surpreendente) reconhecer traços do rock e folk em bandas como Happy End e The Blue Hearts.

Happy End tornou-se umas das mais reverenciadas bandas de folk rock japonês, apesar do curto de período de atuação, 1970 – 1973. O segundo álbum da banda, que pode ser traduzido como Windy City Romance, tem músicas com uma ‘pegada’ mais forte, além de baladas pop, como Kaze Wo Atsumete. Esta última, aliás, é trilha sonora do filme que dá nome ao post.

Happy End toca com Nobuyasu Okabayashi, cantor de folk:

Mais tarde, os integrantes da banda, Haruomi Hosono, Takashi Matsumoto, Eiichi Ohtaki e Shigeru Suzuki, tiveram papel importante em outras bandas de destaque. Hosono formou a Yellow Magic Orchestra, que construiu as bases para a música eletrônica e vários outros estilos tipicamente japoneses, como o jpop e a game music. E Ohtaki lançou, como artista solo, um dos CDs mais vendidos no país, A Long Vacation.

The Blue Hearts, por sua vez, era claramente influenciada pelos mestres do punk rock: Ramones, Sex Pistols e The Clash. Confiram uma apresentação ao vivo e reparem no jeito meio Iggy Pop do cantor.

O que acharam?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s