Investindo em Orgânicos

A conferência da ONU para o desenvolvimento sustentável, Rio +20, não deixou saudades. Ambientalistas e entidades ligada aos movimentos sociais criticaram o documento final que não propõe metas para gerir uma economia mais qualitativa e tornar o planeta mais saudável. Apesar do problema, você pode adotar outra postura. Que tal começar a usar alimentos orgânicos nas suas receitas?

Crédito: Leticia Chiocetta

O alimento orgânico é aquele que não recebe fertilizantes sintéticos solúveis ou agrotóxicos. É cultivado em prol do meio ambiente. Reduz a dependência de energia não renovável, do uso do solo, melhora a qualidade de vida do agricultor e sua família, estimula o desenvolvimento local e o relacionamento tanto entre os trabalhadores rurais como os próprios e os consumidores.

Você pode comprar um alimento orgânico de duas maneiras: visitando uma feira específica ou um ponto de venda de orgânicos, ou, então, comprando nos supermercados. Nesse último caso, para saber se o produto é orgânico, é preciso que ele tenha o selo de uma certificadora estadual, nacional ou internacional. Já venda direta, não é necessário.

Exemplos de certificadoras

Aqui mesmo na cidade do Rio, os orgânicos são caros e geralmente são vendidos em locais elitizados. No entanto, cresce o interesse da sociedade por palestras e congressos sobre o tema. Além disso, optando por alimentos orgânicos, temos comidas mais saborosas. Os que têm mais de 50 vão se lembrar dos sabores da infância. A família vai ter uma dieta melhor. Mas a defesa principal, na minha opinião, é romper com um modelo de produção ganancioso, predatório que destrói nós e o planeta.

Compartilhe também suas impressões sobre orgânicos. Esse tema rende muito.

 Alguns locais onde você pode comprar orgânicos na cidade do Rio:

– Supermercados Pão de Açúcar;

– Supermercados Zona Sul;

– Rede Hortifruti;

– Feira da Glória (Praça do Russel) – aos sábados pela manhã;

– Feira Orgânica do Itanhangá (Estrada da Barra da Tijuca, 2.010, Itanhangá – Templo Hare Krishna Iskcon Rio de Janeiro) – aos domingos das 08:00 às 16:00;

– Lojas de produtos naturais como Mundo Verde e Sítio do Moinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s