Para ler livros sem gastar um centavo

Frequentemente, eu escuto dizer que o brasileiro não lê porque o preço dos livros é muito alto no país. Sinto dizer que considero essa a desculpa mais esfarrapada que há.  Isso porque existem sebos, promoções nas grandes livrarias, feirinhas de livros usados, bibliotecas públicas e, inclusive, livros emprestados por amigos. Logo, o brasileiro não lê porque a leitura não é prioridade, simples assim.

Por não considerararem o hábito importante ou prazeroso, as pessoas preferem gastar com outras coisas, muitas vezes meras futilidades. Porém, não dá para negar que os preços dos livros aqui, de fato, são absurdos. Para quem sofre com isso, tenho uma dica bem legal para dar hoje: o Projeto Conhecimento Circulante!

Trata-se de um projeto simples idealizado por uma pessoa muito generosa chamada Daniela Euzébio. De tempos em tempos, a responsável divulga a lista dos livros disponíveis nas redes sociais do projeto e também por e-mail. Se você se interessar por algum, basta escrever para ela solicitando o título desejado, que dentro de alguns dias ela coloca no correio para você.

A Daniela arca com todos os custos do projeto, inclusive com as despesas de envio, e tudo o que você precisa fazer em troca é doar um livro no lugar daquele que você recebeu.  Você pode doar o mesmo livro depois de ler ou, se gostar muito dele, pode doar um livro diferente, seja para um amigo, um desconhecido na rua ou para o próprio projeto.

Considero essa ideia sensacional, pois é uma forma de levar o conhecimento para muitas outras pessoas. Afinal, quem não tem um livro de que não gostou encostado na estante?  Eu já recebi vários livros graças ao Projeto Conhecimento Circulante (inclusive um dos que mais gostei de ler este ano, A Sangue Frio) e recomendo muito.

A maioria dos livros vêm em ótimo estado, e a diversidade de títulos é bem grande. Estou fazendo o possível para divulgar o projeto porque ele não tem patrocínio nenhum, é tudo fruto de boa vontade. Assim, quanto mais pessoas ficarem sabendo, mais fácil será para ele crescer.

Se você se interessou, sugiro assistir ao vídeo da minha amiga Jeane, do blog Viés Feminino, que explica direitinho como é que tudo funciona!

 Para ver quais livros estão disponíveis, visite a página do Projeto no Facebook! E, se quiser cadastrar seu e-mail para ficar sabendo das novidades em primeira mão, escreva para conhecimento.circulante@gmail.com.

E aí, gostou da dica? Já tinha ouvido falar no Projeto Conhecimento Circulante?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s