Inovação e sustentabilidade de mãos dadas

Os avanços tecnológicos, muitas vezes apontados entre os principais responsáveis pelos grandes impactos causados ao meio ambiente, seguem cada vez mais um caminho sustentável e a tecnologia se destaca como importante aliada na questão ecológica, além de movimentar a economia e a geração de empregos nos países com os novos produtos e serviços “verdes”. Como parte do Roteiro de Economia Verde, proposto pelo Estado do Rio, a cidade fluminense pode se tornar referência no campo da inovação tecnológica e da sustentabilidade ambiental, principalmente no que abrange o setor energético.

Com o programa Polo Verde, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) – uma iniciativa lançada no âmbito da última Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 –, o Brasil ganha seu primeiro parque tecnológico com infraestrutura sustentável. O projeto é inspirado no conceito britânico de “Green Districts” e está em desenvolvimento na Ilha do Bom Jesus, extensão do campus da UFRJ, na Ilha do Fundão, integrando governo, indústria e a universidade.

Entre as principais medidas, o parque promete oferecer uma grande área verde com energia elétrica e vapor de forma otimizada, um sistema de reciclagem de lixo, iluminação com lâmpadas de baixo consumo de energia (LED), ruas pavimentadas com asfalto produzido a partir de pneus reciclados, bicicletas elétricas e ciclovias, entre outros.

Ainda no âmbito do roteiro verde, um dos projetos foi amarrado durante uma reunião entre o governo do Estado do Rio, representantes de empresas de tecnologia e o Greenpeace, a bordo do navio da ONG, Rainbow Warrior, para discutir a criação de um polo de empresas de TI nestes moldes. Empresários do setor já podem manifestar o interesse em fazer parte do projeto e instalar-se em um polo alimentado por energias alternativas e limpas, infraestrutura e recursos naturais compartilhados por diversas empresas, datacenters mais “verdes” e regido pelo viés do crescimento sustentável.

Confira o vídeo!  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s