Uma mídia social só para quem ama ler

Livros são e sempre foram o meu maior vício. Aprendi a ler com quatro anos e desde então venho colecionando. Para ter uma ideia, há mais de trinta livros na minha “estante de não lidos”, simplesmente porque eu compro muito mais do que consigo ler.  E aí que eu pulei de alegria quando descobri uma rede social voltada só para livros: o Skoob! (sim, é BOOKS ao contrário!)

Eu conheci o Skoob por acaso, em 2010, e viciei. O legal  é que dá para fazer muitas coisas por lá. Você pode interagir com pessoas que tenham os mesmos interesses literários que você”, criar fóruns, posts e trocar ideias sobre livros, autores ou o que der na telha dentro desses espaços.  Há até comunidades de editoras.
Mas o mais sensacional é que há um banco de dados incrível, que os próprios usuários ajudam a construir. São muitos e muitos títulos cadastrados, mas caso não encontre o livro que você quer, você pode cadastrá-lo! Dá para organizar seus livros em estantes da maneia como quiser, marcando os que você já leu, os que vai ler, os que você tem… dá até para fazer resenhas, o que ajuda bastante na hora de buscar informações de outros usuários sobre um livro.
Mas a minha  função favorita no Skoob não é nenhuma dessas, e sim trocar livros! Falei que compro livros como se não houvesse amanhã, né? Pois bem, em algumas dessas compras eu acabo me decepcionando depois da leitura e, para não ficar com o livro “encostado”, gosto de trocar com outras pessoas.Eu costumo colocar os livros de que não gostei na minha estante de trocas, e aí, quando alguém procura por aquele livro, aparece meu perfil na lista de leitores que trocam. Recentemente foi criado um sistema chamado Skoob Plus, onde você ganha créditos quando envia um livro, e usa estes créditos para solicitar outros títulos. Mas sinceramente? Acho muito burocrático, então sempre dou preferência a trocar livro por livro.
Agora, a questão principal: é seguro trocar livros com desconhecidos? Bom, eu já fiz mais de dez trocas e nunca tomei calote, mas é um risco que a gente sempre corre. Para evitar tomar prejuízo eu sempre tento trocar com quem tenha referências. Também vale pedir foto do livro solicitado, para ver se está em bom estado e não comprar gato por lebre. Costumo enviar meus pacotes pela modalidade Registro Módico, porque sai muito mais barato do que PAC e Sedex. Os envios sempre saem por menos de dez reais, e vale super a pena.
O Skoob é uma das redes sociais que eu mais uso, e recomendo  para todo mundo que gosta de ler como eu!Inclusive, fica a dica para quem já tem perfil por lá: me adiciona como amiga! :DE você, já conhecia o Skoob?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s