Racismo nos Jogos Olímpicos

Mais do que os sorrisos dos campeões, se tem algo que vai ficar registrado nos Jogos Olímpicos de Londres é o racismo de torcedores e atletas. Há duas semanas, a coluna destacou o fato de as Olimpíadas 2012 serem as primeiras com 100% de cobertura devido à internet. No entanto, além de ser um espaço para acompanhar as competições, as redes sociais têm sido usadas para publicação de comentários racistas.

Seis dias atrás, a atleta grega Voula Papachristou foi expulsa da delegação de seu país depois de postar mensagem preconceituosa numa rede social: “Com tantos africanos na Grécia, pelo menos os mosquitos do Nilo Ocidental comerão comida caseira.” Voula fazia referência a um surto de vírus do Nilo Ocidental, doença potencialmente fatal transmitida por mosquitos de origem africana. Entretanto, um dos partidos gregos reagiu ao comentário e exigiu a expulsão da atleta, uma das promessas de medalha para a Grécia.

O Brasil, apesar de sua habitual tolerância, envolveu-se em caso semelhante. Eliminada da competição, a judoca Rafaela Silva foi insultada em sua página do Twitter: “lugar de macaca é na jaula”, “você não é melhor do que ninguém porque é negra”. A judoca, então, reagiu às provocações com palavrões: “Babaca filha da puta. Vai caçar o que fazer do que ficar com inveja dos outros e falando besteira. Vai lavar uma louça, já que não tem o que fazer”.

Indignada, nesta terça feira (31/07), a treinadora da seleção feminina de judô, Rosicleia Campos, saiu em defesa de Rafaela: “Ele é que tem que estar na jaula, só um animal pode falar uma coisa dessas. Ela é uma atleta olímpica, a carreira dela é brilhante, é um ser humano maravilhoso. Que país é esse que discrimina as pessoas por causa da cor da pele?” – rebateu Rosicleia.

Em nota, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) afirmou “repudiar qualquer manifestação de racismo, seja contra atletas, membros de delegações ou qualquer outra pessoa”.

Está faltando ou não mais espírito esportivo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s