Sobre Cinquenta Tons de Cinza

Eu fiquei no meio termo em relação a 50 shades. Não amei (longe disso!) mas também não odiei. Só que fiquei encucada com o fascínio que este livro está exercendo sobre as pessoas. Não é porque ele é bom que todo o mundo só comenta sobre ele. Tampouco porque é algo revolucionário. Não é. A única conclusão a que cheguei é que ele está fazendo tanto sucesso porque está ajudando as pessoas a deixarem de lado seus tabus.

Vamos ao plot: Anastasia é uma garota bobinha de 21 anos, virgem (!!!!!!!) e inexperiente em relacionamentos. Sua vida muda quando ela conhece Christian Grey, empresário milionário e pervertido sexual nas horas vagas. A peculiaridade de Grey é que ele é adepto de práticas pouco convencionais na hora do sexo, como sadomasoquismo, instrumentos de “tortura” e, sobretudo, gosta de dominar as mulheres.

E aí, ele acaba se encantando por Anastasia e tenta levá-la para o lado negro da força. Enquanto Anastasia vai descobrindo as dores e delícias do sexo (sobretudo das preferências exóticas de Grey) os leitores são presenteados com cenas muito, mas muito explícitas!

Não vou mentir, adorei as cenas de sexo. A autora descreve tudinho, de maneira bem escancarada. As cenas são super quentes, e decididamente não é o livro ideal para se ler quando você está solteira, porque certamente a leitura vai te dar ~ideias~. O problema é que, como elas são o ponto alto do livro, todo o resto é insosso. Ainda não li os dois outros volumes da série mas, a julgar pela enrolação sem fim de 50 Shades, tenho certeza que a história da trilogia caberia muito bem em apenas um livro.

A coisa que mais me irritou é que o livro é muito mal escrito. Li a versão em inglês e não sei como está a tradução, mas senti muita vergonha alheia pela leitora. A cada meia página tem alguma cena repetida. A palavra “flush” (algo como “corar”) aparece irritantemente de 5 em 5 minutos. Anastasia não para de repetir as mesmas ladainhas o tempo todo, num mimimi incessante.

Então, posso dizer que tenho uma relação meio de amor e ódio com esse livro. Não compraria e nem me orgulharia de ter na estante porque, sério, não é um livro bom! Mas, por outro lado, não achei total perda de tempo porque, sim, me diverti durante a leitura. E pretendo ler as continuações, já que o final é abrupto.

Se você quer ler, meu conselho é: não vá com muita sede ao pote. Não crie expectativas de que será um livro épico, pois ele não o é. Encare como se fosse um conto erótico sadomasô de 500 páginas, e ponto. Assim, as chances de que você se decepcione ficam bem menores.

Não esgotei o assunto, até porque ainda não terminei a trilogia. Vou fazer um vídeo falando um pouco mais sobre as minhas considerações em breve e posto o link lá na nossa página no facebook, ok?

E você, já leu esse livro? Amou? Odiou? Conta para mim!

8 thoughts on “Sobre Cinquenta Tons de Cinza

  1. haha, achei exatamente a mesma coisa. li em inglês também e, pelo que eu vi da versão em português, a tradução ficou ainda mais constrangedora.

    (viu o marcelinho lendo um trecho? http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/multi/2012/07/31/04020C183270E0813326.jhtm?marcelinho-le-contos-eroticos-em-cinquenta-tons-de-cinza-04020C183270E0813326 )

    Fiquei com vontade de saber como continuava, comprei o segundo, mas não consegui ler de tão ruim que é (ainda estou lendo, trechinho por trechinho, só pra não jogar o dinheiro da compra fora).

  2. Concordo contigo. Sem ir com muita sede ao pote, dá pra ler e achar divertido. Se for levar muito a sério, daí fica muito difícil terminar a leitura.

    Eu estou gostando, tem várias idéias legais, e “why not?!” 😀

    Mas a leitura em português é mesmo mais vergonhosa kkkkk

    bjão!

    • Poxa, eu achei que ia ser mal compreendida pq não amei nem odiei o livro, e aparentemente ele não admite meio-termos hahaha que bom que vc também teve a mesma opinião que eu. 🙂

  3. Pingback: Especial Literatura Erótica « 7 em 1

  4. Pingback: Por que a crítica literária odeia E. L. James? « 7 em 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s