Indie Caipira

As camisas de flanela estão de volta! Não, isso não é um post de moda. A flanela voltou aos palcos e para uma cena muito diferente daquela nascida em Seattle no início da década de 90. Desta vez, a camisa quadriculada é usada por músicos barbudos de estilo lenhador (e seus fãs), que fazem músicas com influência do folk e country. O indie caipira não é um estilo novo, mas parece estar no seu auge.

The Avett Brothers, grupo da Carolina do Norte, está prestes a lançar o sétimo álbum da carreira, The Carpenter. O banjo, instrumento típico da música tradicional americana, que representa como nenhum outro a cultura do Tio Sam, ganha papel de destaque. Confiram, Live and Die, primeiro single do novo CD, que será lançado no dia 11 de setembro.


Outra banda que desfila camisas quadriculadas e que está prestes a lançar um CD, Mirage Rock, é Band of Horses. Os moços de Seattle nada têm a ver com o som pesado do grunge e, apesar de estarem no mesmo grupo do The Avett Brothers, não têm um som carregado na música tradicional americana. Band of Horses, no entanto, não deixa de fazer jus à música dos Estados Unidos. O som deles traz referências de um estilo mais recente, um pouco de Neil Young, bastante do rock da década de 70 e do country. Por isso, e por terem músicas como I go to the Barn Because I Like, são caipiras indie.

Outra banda de Seattle, cidade que parece ser a meca dos fãs da flanela, é Fleet Foxes. O grupo lançou um dos melhores CDs do ano passado, Helplessness Blues, e deu outra dimensão ao folk. Nas músicas, declarações como “If I had an orchard/ I’d work ‘till I’m raw” (se eu tivesse um pomar, eu trabalharia até ficar em carne viva).

 

 Claro que não posso esquecer de Bon Iver, Grizzly Bear e Edward Sharpe and the Magnetic Zeros, mas estes ficam para outro post. E vocês, conhecem alguma outra banda ou artista que possa se enquadrar no “caipira indie”?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s