Um dos doces mais apreciados no Brasil é a Palha Italiana. Pelo nome, nos lembramos do país europeu. No entanto, a Palha é nacional. É a união dos populares brigadeiro mais biscoito.
Só que existe uma justificativa para esse nome. Não há uma informação precisa sobre a história da receita, mas acredita-se que a Palha era feita pelos imigrantes italianos que vieram para o Brasil. O doce era uma tentativa de se reproduzir o Salame de Chocolate, uma iguaria da confeitaria italiana. Como não existiam os ingredientes adequados para receita – aliás, os ingredientes do Salame de Chocolate mudam de acordo com a região italiana -, os imigrantes adaptaram com brigadeiro e biscoito maisena.
Palha Italiana
2 latas de leite condensado
1 caixa de creme de leite
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó
½ xícara de chá de amêndoas picadas
1 ½ xícara de chá de biscoito picados
1 xícara de chá de açúcar refinado
Derreta a manteiga. Adicione o leite condensado, o chocolate, o cacau. Quando começar a soltar do fundo da panela, coloque as amêndoas e os biscoitos. Mexa. Unte bem uma forma ou refratário com manteiga e açúcar. Coloque a massa, espalhe e espere esfriar. Corte em quadrados, molde com as mãos – se necessário – e passe no açúcar.
Nota: Se desejar, pode substituir a amêndoas por outro tipo de castanha.
Você tem mais informações sobre a Palha Italiana? Bom final de semana!