Depois dos celulares, a onda dos funkeiros é usar as caixinhas de som portátil para espalhar o “batidão”. Com “alcinha” para facilitar o manuseio, além de amplificadores laterais, elas têm deixado muito gente enlouquecida – no bom e no mau sentido.
Mas, diferentemente dos “Djs dos transportes públicos”, como ficou conhecida a galera que dispensa os fones para ouvir música enquanto viaja, na maionese, os “funkeiros das caixinhas de som” gostam mesmo é de exibir o acessório andando pelas ruas.
E engana-se quem pensa que o hábito passa despercebido. Quer tratando-se de gente grande (Chamar de adulto é pedir demais!!), adolescente ou criança; a regra vale para todos: colocar o volume no máximo e deixar o TUM-TUM-TUM competir com o baruho dos carros. Realmente, é de pirar o cabeção!!!!
Agora, se as caixinhas de som AIIIIINDA não estão ameaçadas, o que não falta é quem queira a cabeça, ou as orelhas, dos “DJs dos transportes públicos” a prêmio. Em Campinas, a legislação municipal proíbe os usuários do transporte público de ouvir música sem o fone de ouvido. No Rio, a Assembleia Legislativa discute projeto de lei que prevê multa de R$1mil para passageiros e também empresas, onde a prática persista.
A insatisfação tomou conta inclusive das páginas da web. Confira alguns cartazes com protestos:
Que isso, hein?!