Gladiadores do Século XXI

Em pleno século XXI, é possível assistir pela televisão uma batalha que lembra a dos lendários gladiadores da Roma Antiga, no século II a.C. Só que desta vez, a luta é aqui mesmo no Brasil. O Ultimate Fighting Championship ou UFC é a mais famosa organização americana que representa o esporte que mais cresce no mundo e virou febre no país do futebol: o MMA  (Mixed Marcial Arts) ou Artes Marciais Mistas.

No torneio, os atletas podem realmente misturar lutas como jiu-jitsu e karatê, sem problema. Apesar da impressão de não haver regras, no MMA elas existem como em qualquer outro esporte. No ringue, em formato de octógono, cada atleta – inserido numa categoria de peso – luta uma vez por competição, sendo três assaltos de até cinco minutos. Viram como não é difícil de entender?

Com o crescimento do UFC no Brasil em meados de 2011, lutadores como Anderson Silva, José Aldo, Minotauro e Junior Cigano viraram celebridades. Porém, até um tempo atrás, ninguém ouvia falar ou dava importância a eles.  Hoje, as lutas contam com um público maior e vários artistas já declararam admiração aos atletas e reconheceram ser fãs do esporte.

Existem também a parcela avessa ao MMA, que passou a questionar o quanto o ele pode ser perigoso, pois além de socos, pontapés e estrangulamentos; também é comum vermos hematomas e derramamento de sangue no tatame. E algumas dessas imagens realmente chegam a ser chocantes.

Embora o UFC exista desde 1993, o esporte começou a se popularizar no Brasil  a partir de 2011, sobretudo com apoio do poder midiático. Graças à televisão, a modalidade ganhou mais visibilidade no país, apesar de ser considerada violenta por alguns.

Enfim, se você ainda não viu, vale a pena conferir. E formular sua própria opinião sobre essa modalidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s