Aliando estilo e sustentabilidade, agora você pode morar suspenso, quase no estilo “Avatar” (o filme). Conhecida tradicionalmente como um refúgio para as brincadeiras de criança, a casa na árvore despontou do imaginário infantil para a realidade dos adultos eco-friendly, tornando-se uma alternativa de moradia sustentável, espaço de refúgio ou lazer, ou apenas um brinquedo de “gente grande”. Isto se tornou possível pela iniciativa de algumas empresas, como a construtora Casa na Árvore, localizada em Londrina, no norte do Paraná, que, desde 2001, realiza projetos pelo interior deste e dos estados de Santa Catarina, São Paulo e sul de Minas Gerais. A ideia foi originada justamente a partir do sonho de um garoto, na época com seus 12 anos.
São projetos personalizados – para crianças e para adultos –, com direito a passarelas aéreas entre as copas das árvores e mirantes, em um trabalho minucioso e artesanal que utiliza madeiras, preferencialmente, certificadas, tratadas em autoclave, impermeabilizadas e resistentes à ação de fungos e insetos; além de telhas, pregos galvanizados e parafusos zincados, visando à durabilidade da construção. As casas, em geral, são sustentadas em árvores maduras e saudáveis ou abraçadas pelas árvores do seu entorno, como um pano de fundo.
Uma boa dose de sustentabilidade em espaços de aproximadamente 48 metros quadrados é o que sugere também o projeto do estúdio inglês Blue Forest, igualmente suspenso sobre uma árvore, com uma construção de luxo feita a partir de materiais naturais, denominada Eco-Perch.
Já o escritório japonês Nendo (lembrando que, no japão, são famosos os projetos de dormitórios-cápsulas) traz uma novidade que abriga não apenas as pessoas como também seus bichinhos de estimação. No projeto voltado para os animais, a estrutura, conhecida como bird apartament, se localiza na reserva florestal da cidade de Komoro, no japão, e conta com 78 pequenos compartimentos – com olho mágico, em cada –, feitos sob medida para as aves e permite uma boa observação para os seus donos.
Como mais um projeto nesta linha, seguindo a tendência de refúgio ecológico e nas alturas, um casal de norte-americanos, pensando em uma vida integrada ao meio ambiente e agradável pela beleza exuberante da floresta, criou uma vila sustentável, com familiares e amigos, na Costa Rica. Para realizar este projeto, Mateo e Erica adquiriram uma propriedade de 62 hectares e construíram 25 unidades conectadas por pontes suspensas. Formando um centro comunitário, a aldeia Finca Bellavista é equipada com Internet wireless e um acampamento central, possui sistema de abastecimento de água com coleta própria e, pela ação da gravidade, a água encanada é distribuída para todos os moradores.
E você, também gostaria de ter um endereço nas árvores?! Conheça o projeto no Brasil:
http://www.casanaarvore.com/
Que coisa maravilhosa! Me lembraram as casas élficas da Lórien de Tolkien…
Com certeza compraria uma. Moradia de sonho, em contato direto com a natureza… e ainda é sustentável!
;]
Pois, é, xará! Uma verdadeira casa-refúgio diante da correria do dia a dia, uma delícia em contato com a natureza! Ter uma casa na árvore, para mim, sempre foi um sonho de criança, mas não tive essa oportunidade. É ótimo mesmo saber que este sonho ainda é possível 😉