Sabe aquela casa na árvore?!

Aliando estilo e sustentabilidade, agora você pode morar suspenso, quase no estilo “Avatar” (o filme). Conhecida tradicionalmente como um refúgio para as brincadeiras de criança, a casa na árvore despontou do imaginário infantil para a realidade dos adultos eco-friendly, tornando-se uma alternativa de moradia sustentável, espaço de refúgio ou lazer, ou apenas um brinquedo de “gente grande”. Isto se tornou possível pela iniciativa de algumas empresas, como a construtora Casa na Árvore, localizada em Londrina, no norte do Paraná, que, desde 2001, realiza projetos pelo interior deste e dos estados de Santa Catarina, São Paulo e sul de Minas Gerais. A ideia foi originada justamente a partir do sonho de um garoto, na época com seus 12 anos.

São projetos personalizados – para crianças e para adultos –, com direito a passarelas aéreas entre as copas das árvores e mirantes, em um trabalho minucioso e artesanal que utiliza madeiras, preferencialmente, certificadas, tratadas em autoclave, impermeabilizadas e resistentes à ação de fungos e insetos; além de telhas, pregos galvanizados e parafusos zincados, visando à durabilidade da construção. As casas, em geral, são sustentadas em árvores maduras e saudáveis ou abraçadas pelas árvores do seu entorno, como um pano de fundo.

Uma boa dose de sustentabilidade em espaços de aproximadamente 48 metros quadrados é o que sugere também o projeto do estúdio inglês Blue Forest, igualmente suspenso sobre uma árvore, com uma construção de luxo feita a partir de materiais naturais, denominada Eco-Perch.

Já o escritório japonês Nendo (lembrando que, no japão, são famosos os projetos de dormitórios-cápsulas) traz uma novidade que abriga não apenas as pessoas como também seus bichinhos de estimação. No projeto voltado para os animais, a estrutura, conhecida como bird apartament, se localiza na reserva florestal da cidade de Komoro, no japão, e conta com 78 pequenos compartimentos – com olho mágico, em cada –, feitos sob medida para as aves e permite uma boa observação para os seus donos.

Como mais um projeto nesta linha, seguindo a tendência de refúgio ecológico e nas alturas, um casal de norte-americanos, pensando em uma vida integrada ao meio ambiente e agradável pela beleza exuberante da floresta, criou uma vila sustentável, com familiares e amigos, na Costa Rica. Para realizar este projeto, Mateo e Erica adquiriram uma propriedade de 62 hectares e construíram 25 unidades conectadas por pontes suspensas. Formando um centro comunitário, a aldeia Finca Bellavista é equipada com Internet wireless e um acampamento central, possui sistema de abastecimento de água com coleta própria e, pela ação da gravidade, a água encanada é distribuída para todos os moradores.

E você, também gostaria de ter um endereço nas árvores?! Conheça o projeto no Brasil:
http://www.casanaarvore.com/

Anúncios

2 thoughts on “Sabe aquela casa na árvore?!

  1. Que coisa maravilhosa! Me lembraram as casas élficas da Lórien de Tolkien…

    Com certeza compraria uma. Moradia de sonho, em contato direto com a natureza… e ainda é sustentável!

    ;]

  2. Pois, é, xará! Uma verdadeira casa-refúgio diante da correria do dia a dia, uma delícia em contato com a natureza! Ter uma casa na árvore, para mim, sempre foi um sonho de criança, mas não tive essa oportunidade. É ótimo mesmo saber que este sonho ainda é possível 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s