Edward Sharpe and the Magnetic Zeros


Relutei a gostar deles. São hipsters demais e eu não preciso de outra banda que resiste a entrar no mainstream – apesar de já ter sido engolida por ele. Preconceito puro, reconheço, mas Edward Sharpe and the Magnetic Zeros acabou por me (con)vencer. Lançado em maio deste ano, Here, o segundo álbum da banda, parece saído dos anos 60. Da capa psicodélica até as canções que valorizam o amor e a vida em comunidade, passando pelo visual sujo e hippie adotado pelos 12 (!) integrantes. Bem vindos à era de aquário do século XXI.

No início dos anos 2000, quando as guitarras sujas e barulhentas do Strokes e cia faziam sucesso, um movimento paralelo, liderado por Devendra Banhart, começou a se espalhar pelos Estados Unidos. Multiplicaram-se coletivos de músicos e o folk renasceu. Nesse contexto, surgiu Edward Sharpe and the Magnetic Zeros.

Quando Alexander Ebert precisou se livrar das drogas – e do rock progressivo de sua primeira banda, IMA Robot – para adotar um estilo de vida mais simples, saudável e relaxado; criou a persona messiânica de Edward Sharpe. A figura do líder religioso-musical de Edward Sharpe serve de porta-voz para letras que giram em torno de Deus e da religião, como Dear Believer, em que Edward canta “reaching for heaven is what I’m on Earth to do”.

Em comparação com o primeiro álbum, Up From Bellow, Here apesenta melodias mais suaves e letras mais reflexivas. Destaque para That’s What’s Up e Man on Fire. Eles conseguiram recriar o tom nostálgico do primeiro CD, que remete à época dos grandes festivais e do verão do amor. No entanto, é nas apresentações ao vivo que a banda mostra todo seu potencial. Confiram I Don’t Wanna Pray:

One thought on “Edward Sharpe and the Magnetic Zeros

  1. Pingback: Os 10 melhores álbuns internacionais de 2012 « 7 em 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s