Garrafa de vidro é que faz bebida boa

Para os adeptos de refrigerantes, uma Coca-Cola gelada em dias de calor é algo deliciosamente irresistível, principalmente se vier naquela antiga garrafinha de vidro, com muito gás e muito mais sabor. Essa preferência que muitas pessoas têm relação à embalagem da bebida – seja vidro, pet ou pet retornável – deve-se ao fato de que o material utilizado na mesma realmente pode afetar o paladar do produto. Ao contrário do plástico, o vidro é um material impermeável e não reage com o líquido.

08041101_blog.uncovering.org_cocacola

Apesar de ter sido substituída pela garrafa descartável há alguns anos, a garrafa de vidro, além de manter um inigualável sabor, original de fábrica, apresenta um custo de produção mais baixo e gera um menor impacto ambiental. No entanto, a manipulação e o transporte destes recipientes requerem cuidados maiores, o que gera certa resistência entre os grandes varejistas em voltar a comercializar as garrafas de vidro. Por esta e outras razões, apesar de queridas, estas preciosidades são raras nos supermercados.

Por outro lado, devemos considerar a matéria-prima, a energia e o combustível consumidos na fabricação, o transporte das embalagens e a coleta para distribuição final do produto para uma avaliação mais criteriosa de seus benefícios ou desvantagens. Em uma distância maior que mil quilômetros, por exemplo, as garrafas PET [politereftalato de etileno] são preferíveis às de vidro. Já para os grandes centros urbanos, com distâncias menores, é mais adequado usar as embalagens de vidro retornáveis.

As garrafas PETs são feitas de resina, cuja principal matéria-prima é o petróleo, um recurso energético não renovável. A reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 kg de petróleo. A Coca-Cola desenvolve um programa que estimula a reciclagem de embalagens por meio do apoio às cooperativas de catadores.

E as latinhas? De acordo com dados do Núcleo de Educação Ambiental do Ibama, o metal utilizado na fabricação das latas de alumínio apresenta um tempo de decomposição de 100 a 500 anos. O reaproveitamento de uma tonelada de alumínio evita a extração de 5 toneladas de bauxita, além de economizar 95% de energia elétrica. A não ser que haja um brusco aumento na temperatura, tornando a bebida “choca”, as latinhas de alumínio são ótimas aliadas no quesito gelar o refrigerante e mantê-lo assim por mais tempo no calor.

Já o plástico que compõe as garrafas de refrigerante PET leva de 200 a 600 anos de decomposição, estando, inclusive, entre as principais causas de enchentes, quando despejado nas ruas sem os devidos cuidados. As garrafas plásticas (PET) são utilizadas uma única vez e seu material, ao ser reciclado, apresenta baixa eficácia no acondicionamento de alimentos.

Diante destas informações, quando o assunto é o menor impacto causado ao meio ambiente, podemos dizer que o vidro continua ganhando, por ser um material 100% reciclável infinitamente, já que mesmo os recipientes de vidro quebrados podem ser transformados em novos produtos. O vidro tem um tempo de decomposição de 4.000 anos. A reciclagem de uma tonelada de vidro economiza 1,3 toneladas de areia. As garrafas de vidro podem ser lavadas e reutilizadas. Seus cacos podem originar outra garrafa para a utilização original.

Dentro do que temos disponível, hoje, no mercado, a PET retornável é considerada ambientalmente correta por agregar benefícios tanto das de plástico quanto das de vidro. E vem novidade por aí: em um projeto de sustentabilidade, a Guaraná Antarctica está lançando este mês a primeira PET 100% reciclada pós-consumo, feita por meio da reciclagem de embalagens de origens distintas, ou seja, de outras marcas. A ideia é que “o melhor destino para uma garrafa PET é se transformar em uma nova garrafa PET”. Este modelo será produzido nas fábricas da Ambev localizadas em Nova Rio (RJ), Curitibana (PR) e Sapucaia (RS) e propõe uma redução no consumo de energia elétrica em aproximadamente 70%, em relação à produção do material virgem, além de reduzir o consumo de água em  20%.

Jéssica Lauritzen - assinatura PNG - VALE ESTA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s