Soluções criativas e sustentáveis para o lar

Para compostagem

Já vimos em outro post do nosso blog que despejar restos de comida na lixeira é, na verdade, um grande desperdício. Se você acha que não tem aptidão para reaproveitá-los para outros pratos culinários, existe uma alternativa interessante: através de um mecanismo que permite a compostagem dentro de casa – o Re-feed (retro-alimentação) –, eles podem ser transformados em fertilizantes para as plantas. O aparelho, que utiliza bateria recarregável, evita o envio de resíduos orgânicos para aterros e compostagem.

Na falta de um aparelho como este disponível, conheça uma técnica manual, neste vídeo aqui.

refeed

refeed2

Para lavar a roupa

A ECO Laundry Ball promete uma roupa limpa e macia sem a necessidade de detergentes ou sabão na lavagem. Ela é hipoalergênica e pode ser utilizada mais de 350 vezes, suportando até 3k de roupa a cada uso. Dentro da máquina de lavar em ação, a técnica consiste na separação da sujeira das fibras, pelo movimento das pastilhas de cerâmica que compõem a bola em interação com as moléculas de água. Além de dispensar o uso de produtos químicos que, ao serem despejados em rios, lagos e oceanos, poluem o ambiente, a ECO Laundry Ball não produz espuma e dispensa o enxágue, permitindo uma economia de água e energia. Caso o grau de sujeira seja elevado, recomenda-se adicionar de 5 a 20% de sabão em pó na lavagem, para aumentar a eficácia do produto.

eco

Para separar o lixo

A coleta seletiva torna-se muito simples quando se tem uma lixeira própria para reciclagem, principalmente se for dentro de casa. Esta versão 4 em 1 foi desenvolvida para armazenar os 4 tipos de materiais recicláveis mais comuns: papel, plástico, vidro e metal. O produto tem capacidade para 80 litros.

Recicla-Facil-4-x-1-Branco

Armazenando energia solar

Já imaginou engarrafar a luz do Sol em uma jarra? A luminária SunJar, que possui o selo ROHS – Restriction of the Use of Certain Hazardous Substances (Restrição de Certas Substâncias Perigosas/Tóxicas), apresenta um painel interno que capta a luz solar e a transforma em energia, que é armazenada em uma bateria e pode ser ligada a qualquer momento. Após uma carga de cerca de 3 horas, a SunJar dura 5 horas acesa. Para armazenar a energia, o dispositivo utiliza uma pilha AA recarregável. A energia solar é considerada limpa e renovável porque não depende de combustíveis fósseis.

soljar_amarela_store

Relógio movido à água

Este relógio da marca americana Bedol funciona apenas com água (os eletrodos do relógio transformam os íons da água em energia), dispensando pilhas ou baterias, que são constituídas por substâncias tóxicas prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, além de apresentarem longo tempo de decomposição e serem, anda hoje, depositadas em aterros comuns e misturadas ao lixo doméstico. Neste relógio inovador, após encher o recipiente, a mesma água pode render até 12 semanas.

relogio

Carregador solar para Iphone

Por meio de um painel solar, o carregador Greenvana em contato com a luz do sol gera energia para o iPhone e outros aparelhos compatíveis. É ideal para deixar carregando enquanto se está no carro sob o sol ou em atividades ao ar livre. O aparelho vem com adaptadores para diversos aparelhos Nokia, Motorola, Sony Ericsson e Samsung.

carregadorsolar

Reciclando o chiclete

Uma goma de mascar, descartada no meio da rua, leva ao menos cinco anos para se decompor. Como alternativa para esta questão, a designer Anna Bullus do Reino Unido, desenvolveu, em parceria com laboratórios químicos, um mecanismo que permite produzir um plástico resistente a partir do chiclete reciclado e passou a comercializar lixeiras adequadas para este fim, através da empresa GumDrop. Os recipientes já começaram a ser testados em Londres.

reciclando o chiclete

Jeans reciclado para gelar

Uma dica para o Ano-novo é a jaqueta térmica de champagne desenvolvida pela grife mineira Antrópicos, que, ao contrário das versões convencionais no mercado – produzidas em couro, neoprene, tecidos tecnológicos e poluentes –, é feita com jeans reciclado e traz um design criativo.

jeans

(Fontes: Greenvana/ Marketing na cozinha)

Jéssica Lauritzen - assinatura PNG - VALE ESTA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s