Faz tempo que a televisão aberta não atrai o telespectador. Com raríssimas exceções, como a novela Avenida Brasil (Rede Globo), em 2012, os produtores suaram a camisa, sem muito sucesso, para prender a atenção do público. Embora seja cedo para se falar em crise, avaliações do ibope revelam que a audiência dos canais abertos segue em queda. Sobretudo no horário nobre, quando ocorre a maior migração dos telespectadores da TV aberta para a TV paga.
Atualmente, a audiência dos DVDs, da TV por assinatura e dos videogames já supera o ibope diário de todas as outras emissoras de TV aberta, à exceção da Rede Globo. O que não isentou a emissora de sofrer um revés – no último dia 21/12, o Jornal Nacional registrou a pior audiência nos últimos oito anos: 28,1 pontos de média no Ibope na Grande São Paulo.
Aliás, pode-se dizer que o ano passado foi o ano da experimentação. Encontro, com Fátima Bernardes, e Na moral, com Pedro Bial, ambos da Rede Globo; fizeram mais barulho do que qualquer outra coisa. O primeiro, com direito até gente dormindo na plateia. :O A Fazenda de Verão, reality da Rede Record, ainda não mostrou a que veio – especula-se que seja a primeira e última temporada. O SBT não conta, pois insiste na reprise dos dramalhões mexicanos.
Contrariando o baixo rendimento dos canais abertos, o Brasil fechou o último mês de novembro com mais de 15,9 milhões de domicílios com TV paga. Segundos dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tal crescimento representa uma evolução de 1,7% em relação a outubro de 2012 e 28,3% em relação a novembro de 2011. De acordo ainda com estimativas da Anatel, até novembro passado, os serviços de TV por assinatura estavam presentes em 26,9% dos domicílios no país. No Sudeste, o serviço chega em 38,2% dos domicílios.
Há pelo menos duas razões para a mudança de postura por parte do telespectador: a primeira delas é a tão falada ascensão da classe C. Ávidos por consumo, os emergentes já usufruem do aumento do poder de compra. A outra alteração fica por conta dos pacotes promocionais oferecidos pelas TVs por assinaturas, cujas ofertas chegam a R$49, portanto, mais acessíveis.
E você, anda vendo o quê?
Pingback: Especial Reality TV « 7 em 1