No primeiro post de Gastronomia de 2013, uma receita bastante popular: Estrogonofe. O prato tem sua origem na Rússia e a sua criação é incerta. Alguns pesquisadores apontam que foi um cozinheiro francês que trabalhava para a família russa Novgorod. Outros indicam que foi o cozinheiro do czar Pedro, o Grande que melhorou a comida dos soldados russos que consistia em carne, sal grosso e aguardente para conservar. O nome seria então uma homenagem ao general Strogov que fazia a segurança do cozinheiro. Discussões à parte, vamos ao prato!
Estrogonofe
Ingredientes
½ kg de filé mignon ou contrafilé cortado em tirinhas
½ xícara de chá de cebolas picada
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de conhaque (opcional)
1 vidro de champignons
1 xícara de chá de creme de leite
1 colher de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de ketchup
1 colher de sopa de mostarda
Sal o quanto baste
Pimenta do reino moída o quanto baste
Modo de Preparo:
1. Cortar a carne em tirinhas e a cebola. Lembre-se de usar duas tábuas para cada alimento ou, pelo menos, usar uma e lavar depois de terminar o primeiro corte. O objetivo é evitar qualquer contaminação.
2. Temperar a carne com sal e pimenta.
3. Em uma frigideira, dourar a carne em um pouco de manteiga e reservar em um refratário.
4. Com a mesma frigideira, colocar o restante de manteiga, suar a cebola e acrescentar conhaque, champignons, creme de leite, molho inglês, ketchup e mostarda. Prove e corrija o sal, se necessário.
5. Retornar com a carne à frigideira, mexer, deixar ferver e servir em seguida.
Nota 1: Ao cortar a carne e a cebola, lembre-se de usar duas tábuas para cada alimento ou, pelo menos, usar uma e lavar depois de terminar o primeiro corte. O objetivo é evitar qualquer contaminação.
Nota 2: Despeje o conhaque nas costas de uma colher para derramar a bebida devagar e evitar acidentes.
Utensílios: tábuas, faca do chef, frigideira funda, refratário, colher de pau ou espátula tipo pão duro, colheres e xícaras medidoras.