Torta de Limão

A Torta de Limão é uma sobremesa amada entre muitos e uma das mais pedidas nas doçarias. Na receita da semana, você aprende a preparar a massa, o recheio e o merengue. A massa é gostosa e acredito que não será desperdiçada por quem comer. O recheio foge do clássico leite condensado mais suco de limão e o merengue finaliza com perfeição o doce.

Torta de Limão

TL

Ingredientes

– Massa

250g de farinha de trigo

2 colheres de sopa de açúcar

1 ovo

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

– Creme

4 gemas

Suco de 5 limões tahiti e raspas de 1

1 colher de sopa de manteiga sem sal

1 xícara de chá de água fervente

¾ de xícara de chá de açúcar

2 colheres de sopa de farinha de trigo

– Merengue

4 claras

4 colheres de sopa de açúcar

1 pitada de sal

Modo de Preparo:

1.  Peneirar a farinha em uma tigela. Fazer uma cova no centro e acrescentar os demais ingredientes da massa. Misturar até integrar todos os ingredientes. Envolver a massa com um filme plástico e levar à geladeira por 40 minutos.

2. Abrir a massa, forrar o fundo e a lateral de uma forma untada e enfarinhada. Fazer diversos furos na base com um garfo para não estufar. Assar em forno pré-aquecido em temperatura média por 10 minutos ou até dourar levemente.

3.  Preparar o creme juntando a farinha e o açúcar em uma panela. Acrescentar a água quente aos poucos, mexendo para incorporar os ingredientes. Levar ao fogo e deixar ferver até engrossar.

4. Depois de esfriar um pouco, separar uma concha do creme inicial e reservar. Adicionar ao creme o suco de limão, temperar as gemas com uma concha do creme (para não talhar), retornar as gemas ao creme acrescentar a manteiga e misturar bem.

5. Levar ao fogo em banho maria por 15 minutos mexendo com um fouet. Esperar esfriar e despejar o creme sobre a massa. Levar ao forno médio por 10 minutos.

6. Bater as claras em neve com o sal. Adicionar o açúcar aos poucos até obter o merengue. Cubrir a torta e voltar ao forno até dourar. Servir gelada.

Utensílios: Tigela (para a massa e para o banho maria), colheres medidoras, copo medidor ou balança, panelas (para o creme e para o banho maria), fouet, forma redonda com fundo falso, filme plástico, concha.

Apesar de ter muitas etapas, essa receita é diferente e vale a pena ser saboreada. Não deixe de fazer!

Daniela Novo - nova assinatura PNG

*Foto meramente ilustrativa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s