Além das marchinhas, do samba, do maracatu, do axé e do frevo, a trilha sonora deste Carnaval ganhou reforço. Outro ritmo promete embalar os foliões: o arrocha. Mistura de bolero, seresta e bachata (típica da República Dominicana); o arrocha surgiu no Nordeste, na Bahia.
O nome vem da expressão baiana “vamos arrochar”, cujo significado é “ficar mais próximo”. Entre os precursores, destacam-se cantores como: Tayrone Cigano, Márcio Moreno, Silvanno Salles e Nara Costa.
Mas, depois de conquistar adeptos no Norte e no Sul, e também no Sudeste; o arrocha ganhou um formato mais dançante. Para quem quiser aprender, a coreografia é ensinada por Thiago Brava, descrita na música 360 – O Arrocha do Poder.
360 – O Arrocha do Poder
https://www.youtube.com/watch?v=clXIJkPMYFc
Além de incorporar instrumentos de percussão, o ritmo caiu no gosto de grupos de forró, duplas sertanejas e artistas solo, tais como Thayane e Thiago, Michel Teló e Gusttavo Lima.
Vou dar o nó em você
https://www.youtube.com/watch?v=PqZ1mftEy54
As Mina Pira
https://www.youtube.com/watch?v=CN5FEqnJdmc
Uma das características marcantes do arrocha consiste nas músicas de letras fáceis, que falam, sobretudo, de carros e motos. Mesmo que não é fã, certamente já ouviu Camaro Amarelo (Munhoz e Mariano) e Fiorino (Gabriel Gava).
Camaro Amarelo
https://www.youtube.com/watch?v=M79e5ji-53w
Gabriel Gava – Fiorino
Então, quer saber mais sobre o arrocha? Acesse o Portal do Arrocha e descubra mais músicas e artistas.