O Pacifista – John Boyne

o pacifista

Você já imaginou o que aconteceria se fosse à guerra aos 17 anos? Não a qualquer guerra, mas ao desumano combate de trincheiras da 1ª Guerra Mundial? Tristan Sadler, um inglês igual a todos os outros – pelo menos à primeira vista – foi um dos milhares de jovens soldados enviados ao campo de batalha no início do século passado.

Por que eu vim parar aqui?, indaguei. Para quê? Se era redenção o que eu procurava, não havia nenhuma. Se era compreensão, não havia ninguém capaz de oferece-la. Se era perdão, não o merecia.

Se os 17 anos não bastasse como um período de descobertas, Sadler leva seus questionamentos e dúvidas para o pior dos cenários. O violento, irracional e passional espaço da terra de ninguém. Com uma narrativa fragmentada, John Boyne, autor do best-seller O Menino do Pijama Listrado, nos guia pela história do jovem soldado.

capa - O Pacifista - John BoyneEm 1919, após o fim dos conflitos, Tristan, então com 21 anos, toma o trem de Londres a Norwich para entregar algumas cartas à irmã mais velha de William Bancroft, soldado com quem combateu na guerra. As cartas são só um pretexto para Sadler revisitar a – doce e conturbada – relação que teve com Bancroft.

John Boyne escreve com bastante sensibilidade sobre temas que são tratados com pudor ainda hoje. Ao longo da narrativa, entendemos melhor o que levou Sadler a se alistar, como começou a amizade com Bancroft e porque ele marcou tanto a sua vida.

Na orelha da edição brasileira, editada pela Companhia das Letras, comparam O Pacifista ao romance Reparação, de Ian McEwan. Foi o argumento que bastou para que eu comprasse o livro. Realmente, o paralelo faz sentido. Trata-se de uma história de amor e de guerra onde nada é o que parece, mas também é sobre todas as ações que tomamos que não têm volta.

E vocês, já leram O Pacifista? O que acharam?

Para quem ainda não conhece o livro, é possível ler um trecho do primeiro capítulo aqui.

Amanda - assinatura PNG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s