Gastronomia: Descoberta dos gringos

Considerando o descobrimento do Brasil pelos portugueses – já que essa ideia propõe um longo debate e não pretendo discuti-la aqui-, os europeus não encontraram no país apenas índios mas matéria prima e uma terra fértil para a metrópole  de lá e a posterior colonização. Pensando assim, fiz uma ligação com as comidas que os estrangeiros experimentam e adoram quando visitam o Brasil.

1. Churrasco: É difícil um gringo odiar as carnes grelhadas e defumadas na churrasqueira brasileira. Um bom churrasco, na minha opinião, é aquele que, além de reunir bons convidados, preza pela variedade de carnes para agradar aos diferentes paladares.  Oferece carnes vermelhas em maior quantidade (porque parece ser a preferência nacional) porém tem carnes brancas para quem não gosta ou não  come carnes vermelhas e ainda há peixe.  Peixe é uma boa para vegetarianos que o consomem. Afinal, eles não devem comer vento né? Acrescento também os legumes grelhados. Corte lâminas de berinjela, abobrinha, cenoura etc, unte-as com azeite e leve à grelha. Quando ficar douradinho e com as marquinhas, estará bom. Fora isso, não podemos ignorar o acompanhamento tradicional: arroz, farofa, molho vinagrete, bebidas alcoólicas e não alcoólicas bem geladas e sobremesas leves.

2.  Caipirinha: Os estrangeiros também costumam gostar do drinque à beira da praia quando já estão queimados do sol ou em qualquer lugar rs. Para fazer, aqui tem um vídeo bem legal. Olha, usa uma boa cachaça vai.

3. Pão de queijo: Iguaria mineira presente no café da manhã (de hotel rico e pobre, tenho certeza), nos Jogos Panamericanos, de 2007, no Rio, foi a preferência gastronômica dos atletas daqui e de fora do país. Confira a receita aqui do Edu Guedes. Confesso que desconhecia essa, fazia uma antiga que usava polvilho azedo e queijo parmesão mas errava o ponto. Essa é mais tranquila então preferi sugeri-lá.

Você se lembra de outras comidas? Bom final de semana.

 Fotos meramente ilustrativas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s