Música: piada interna

Todo nerd que se preze adora inserir referências à cultura pop e geek em tudo o que faz. Existe uma certa reverência às piadas internas, que somente outros nerds vão entender. Ainda estou para descobrir algo mais nerd que o wizard rock, mas bandas de sucesso também têm seus momentos.

Na música Intergalactic, os Beastie Boys fizeram referência ao Mr. Spock, personagem de Star Trek memorável por suas sobrancelhas peculiares. O clipe da música faz lembrar filmes japoneses como Godzilla ou, mas especificamente, os “kaijū eiga”, “filmes de monstro” japoneses.

Your knees’ll start shaking and your fingers pop
Like a pinch on the neck of Mr. Spock

O Weazer, a primeira banda que me vem à cabeça quando o assunto é nerdice (a capa do último CD da banda é uma foto do Hurley de Lost!) , fez um clipe cheio de memes e figuras famosas do You Tube para Pork and Beans. Não sou nerd o suficiente para nomear todas as referências, mas encontrei: o experimento Coca e mentos e vários outros idiotas que tentaram a experiência; Dramatic Chipmunk; o cara  que dança Numa Numa (a versão original de Festa no Apê); o rapaz que pedia para todo mundo deixar a Britney Spears em paz; uma miss muito inteligente #not e muitos outros. Confiram o clipe e me digam se viram mais coisa:

E, como todo nerd que se preze, levei essa pequena pesquisa a um ponto onde ninguém mais se interessa. Descobri que, assim como Sheldon Cooper, sou fã do teremim, mas por motivos diferentes. Existem muitas versões com esse instrumento, um dos primeiros completamente eletrônicos inventados, para o tema central de Star Trek. Como não sou fã dessa série, me animei mesmo ao descobrir que ele foi usado nas trilhas de Quando Fala o Coração (de Hitchcock, trilha composta por Miklos Rózsa), Farrapo Humano (de Billy Wilder, com trilha de Miklos Rózsa), Marte Ataca (de Tim Burton, com trilha de Danny Elfman), entre outras. Os Beach Boys usaram o teremim elétrico na introdução de Good Vibrations:

E vocês, lembram de outros momentos nerds da música?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s