Escondidinho de Carne Seca

Depois de uma sucessão de receitas doces, é a vez do Escondidinho de Carne Seca, um dos mais conhecidos na nossa cozinha. Esse prato vale por uma refeição e não é necessário acompanhamentos.

Escondidinho de Carne Seca

Ingredientes:

1 kg de aipim

1 colher de sopa de manteiga

Para o recheio

500g de carne seca dessalgada

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sobremesa de alho picado

1 cebola picada

2 tomates picados sem pele e sem sementes

½ pimentão amarelo

4 colheres de sopa de azeitonas picadas (opcional)

Cheiro verde a gosto

Sal

1 copo de requeijão

Modo de Preparo:

1. Numa panela, coloque a carne seca dessalgada e cozinhe até que ela desfie. Quando chegar a este ponto, desligue o fogo e desfie a carne seca com um garfo mesmo. Reserve a carne e a água do cozimento.

2. Descasque o aipim, corte em pedaços grandes e coloque na panela de pressão. Cubra a raiz com água e tempere com sal. Leve ao fogo e quando a panela começar a chiar, conte 30 minutos. Terminada essa etapa, desligue o fogo e só abra a panela quando o ar sair por completo. O aipim precisa estar cozido como se fosse batata. Retire o aipim ainda quente da panela e elimine a fibra que fica no ingrediente. Amasse a raiz no espremedor ou amassador de batata para fazer um “purê”. Acrescente a manteiga e corrija o sal. Se a mistura não estiver muito cremosa, pode-se colocar um pouco de creme de leite.

3. Prepare o recheio colocando numa panela o azeite e o alho e aguarde até murchar. Acrescente a cebola, a carne desfiada e mexa. Coloque o tomate, o pimentão e o cheiro verde por último. Se o recheio ficar muito seco, é possível hidratá-lo com a água do cozimento da carne.

4. Unte uma forma, coloque metade do “purê”, metade do copo de requeijão, o recheio, a outra metade da massa e, por fim, a sobra do requeijão. Leve ao forno para gratinar por 200°C, em torno de 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Nota: Pode trocar a carne seca pela carne moída.

Nota 2: Se desejar, polvilhe o Escondidinho com queijo parmesão antes de levá-lo ao forno.

Eu só experimentei as versões com carne moída e com a seca. E vocês?

*Foto meramente ilustrativa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s