por Daniela Novo
É difícil encontrar uma pessoa que não seja estressada. Os motivos para sermos acometidos com esse mal são variados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o estresse como uma epidemia global porque o mundo produz cada vez mais indivíduos “emocionalmente alterados”.
Com o crescimento do nível de estresse no planeta, começou-se a pesquisar, além de atividades físicas e manuais, os alimentos desestressantes (ou de stress food) que podem trazer qualidade de vida. Segundo os pesquisadores, alguns alimentos são:
- Sorvetes e biscoitos recheados: por conter açúcar, o ingrediente traz uma boa sensação ao indivíduo. Os alimentos açucarados diminuem o nível de ansiedade, produzindo hormônios em conjunto com o glucocorticóide, um hormônio do estresse, responsável por aquela barriguinha indesejada. Só que todos sabem que o açúcar é um vilão na dieta. Significa dizer que é para ingerir só um pouquinho de açúcar, viu! Uma colherada do soverte ou uma bolacha recheada e acabou.
- Salmão: contem Omega-3 que estimula o funcionamento e a harmonia das células do cérebro ajudando você a lidar melhor com o estresse.
- Chocolate amargo: com mais de 300 compostos diferentes, como a anandamida, que imita o efeito da maconha no cérebro, e a theobromina, um estimulante suave, o chocolate é um potente produtor de endorfina. Para isso, escolha aqueles com 70 % ou mais de cacau. Se estiver em uma bebida quente, a alta temperatura faz o cérebro entender que é algo confortante.
- Salsão: partindo para os alimentos que são sinônimos de saúde, o salsão apresenta nutrientes que combatem a vasoconstrição (compressão dos vasos sanguíneos), provocada pelo estresse, e tem efeito calmante.
- Amêndoas: a falta de magnésio pode aumentar a ansiedade, a irritabilidade e a insônia. As amêndoas são cheias do mineral!
- Aspargos e abacates: ajudam na formação da enzima antioxidante glutationa peroxidase fortalecendo e mantendo o fígado sadio, já que o órgão tem uma relação direta com o nosso estado de humor.
- Chás de camomila e folhas de maracujá: são calmantes e pronto!
Para facilitar sua vida, que tal conferir receitas de sucos desestressantes com outros alimentos? Veja aqui! Faça e me conta o que achou! Antes de me despedir, deixo o significado da palavra saúde para a OMS: “a saúde é um estado de bem estar do corpo, da mente e do social e não apenas a ausência de doença ou de fraqueza”. Um bom dia!
Mais informações:
http://www.rd.com/slideshows/11-healthy-ways-to-destress-with-food/
http://www.emex.com.br/colunistas/colunistas/id/247/r/voce-anda-estressado
“Uma colherada de sorvete e uma bolacha recheada e acabou”? Isso não dá nem para começar!!!!!!!!! Ha ha ha, quero ver quem consegue seguir essa dieta. Mas valeu a intenção Dani. 😛
Também quero ver!!!
Obrigada (Dani)
Pingback: Gastronomia: Paladar esportivo «