por Daniela Novo
Foi-se o tempo em que cozinha significava geladeira branca, fogão simplesinho e panelas de alumínio. Hoje, diversas marcas lançam, anualmente, novidades para facilitar a vida da dona de casa ou de quem gosta de cozinhar e receber amigos. Pra que escolher uma geladeira branca e ainda ter que descongelá-la? Pode-se optar por uma de aço inox e frost free.
Na verdade, isso acima não que dizer muita tecnologia. Cada marca tem apostado em detalhes que acreditam ser diferentes e, assim, conquistam o consumidor. A Brastemp, por exemplo, lançou os produtos Buit-In que são feitos para serem instalados em móveis de cozinhas planejadas. Outro destaque, é a linha retrô. Uma opção moderna com ares do passado.

Liquidificador PowerMix Silent Electrolux. A partir de R$ 177 (lojas virtuais) a promessa de menos barulho
A Electrolux, no entanto, criou a i-kitchen, uma linha de produtos com tela sensível ao toque. É o fim do botão. E esse deve ser o caminho mesmo. A empresa alemã Hettich, desenvolve cozinhas planejadas inteligentes. Basta encostar a mão ou a perna -para os preguiçosos- na gaveta, que ela abre facilmente. E nem precisa fechá-la até o fim. Basta empurrar um pouco a gaveta que a tecnologia trata de terminar o serviço. Olha esta ideia interessante da companhia comparando a funcionalidade da cozinha moderna com uma tradicional.
Os utensílios também não ficam atrás. A dinamarquesa Scanpan elaborou a linha de panelas CTX, produzidas com alumínio fundido e revestida de titânio cerâmico. Essa proteção permite o uso de colheres de metal e facilita a limpeza. Não tem PFOA, um composto sintético –em estudo por cientistas- que pode contribuir com doenças renais e aumentar o colesterol. A panela é produzida com multicamadas o que significa uma distribuição e controle iguais de calor. Além disso, é ser ideal para cooktops que funcionam por indução. Uma frigideira de 28 cm custa a bagatela de R$ 718, na Loja Spicy.
Até semana que vem!