Perfil das Famílias Brasileiras

Família não é tudo igual. Sobretudo, o modelo tradicional, aquele composto por pai, mãe e filhos, mudou nos últimos anos. Hoje, os lares são formados por muitos casais que optaram pela união consensual em detrimento do casamento civil ou na igreja.

Cresce também o número de núcleos familiares formados por crianças de outros relacionamentos. Segundo dados do Censo 2010, feito pelo IBGE, 8,4% das famílias vivem com filhos que são frutos de outros relacionamentos, de um dos parceiros ou mesmo de ambos.

O número de pessoas que moram sozinhas também aumentou de 8,6% para 12,1% em uma década. Nesse ranking, o Rio de Janeiro lidera com 15,6% das casas habitadas por apenas um morador, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 15,2%.

 Não se pode esquecer das famílias formadas por casais homossexuais. Apesar de não se ter um número exato, cada vez mais pessoas do mesmo sexo compartilham união estável. Atenta a essa realidade, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou projeto de lei que altera o Código Civil, prevendo a união estável entre casais homossexuais e a possibilidade de sua conversão em casamento.

O projeto é de autoria da senadora Marta Suplicy (PT-SP). Uma vez em vigor,  o casal de homens ou mulheres terão apenas que declarar não ter qualquer impedimento para casar e indicar o regime de bens que passam a adotar.

E quanto a você, qual o perfil da sua família?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s