Esta última semana deve ter sido uma correria para muitas filhas que tentaram achar o presente perfeito para suas mamães. Nossas progenitoras, além de toda educação, amor e cuidados, nos deixaram algumas heranças de estilo que, às vezes, não atribuímos a elas. Como aqui é uma coluna de moda, vou falar de alguns acessórios fofinhos que voltaram com força total: os artigos vintage.
Alguns discordam da maneira como o termo é aplicado hoje pois vintage costuma se referir ao que é antigo. E na moda, também existem alguns “xiitas” que acreditam que a palavra só está relacionado com os objetos velhos e usados, e não a um visual. Coisa de bitolado. Vintage, além da aparência, também diz respeito aos acessórios novos e estampas récem-fabricadas inpiradas nas décadas de 1950, 60 e 70. Darei alguns exemplos:
Sapato Boneca
Crianças usam porque é fofo; mulheres também. Ou então, vestem porque é sexy. Independente do motivo, nós já tivemos um calçado boneca. Com salto alto ou não, o modelo fez (ou faz) parte do nosso guarda-roupa. Geralmente, o que dá ao acessório o título “de boneca” são a ponta arredondada e alta que não espreme os dedos e a faixinha cortando o peito do pé.
Nécessaire de Bolinhas
Ela se tornou uma verdadeira epidemia. Em todos os lugares, vemos alguém com uma nécessaire de bolinhas. As mais clássica são a preta com bolinhas brancas e vice-versa. Apresentando cores e tamanhos variados, hoje é fácil comprar (ainda bem). Seja grande ou pequena, em formato de bolsa ou estojo, é possível encontrá-las por preços bastante favoráveis. Além de úteis, também são um charme.
Batom Vermelho
Famoso, clássico e atemporal. Uma das coisas mais clichês que envolvem o mundo feminino – não considere a palavra “clichê” como ofensa. Eu possuo uma coleção de tons de vermelho e sei que quase todas as mulheres têm, seja em batons ou em esmaltes. Fora o fato de ser um marco no visual feminino, essa é a cor mais democrática de todas. Ruivas, morenas (que ficam bem com qualquer tom, sortudas), loiras e negras podem aproveitar desse aliado da beleza. E quem nunca pegou o batom da mãe quando ela não estava olhando? O resultado final era… nós nos sentindo verdadeiras divas quando, na verdade, parecíamos pequenas palhacinhas. Porém, com muita persistência, conseguimos aprender. E, um dia, nossas irmãs caçulas, sobrinhas, primas ou mesmo nossas filhas, acreditem, vão fazer o mesmo.
Despeço mandando um grande beijo a todas mamães e filhas que neste domingo, pessoalmente ou virtualmente (coisas do século XXI), estão juntas. Até mesmo para aquelas mulheres que, não usando palavras corretas, apreciam, continuam aprendendo e ensinando uma com a outra. Um feliz Dia das Mães.
Você gosta da moda vintage? Qual é a sua peça favorita?